segunda-feira, 13 de junho de 2011

CASE ARQUIVAR LTDA.

Para melhorar as estratégias de comunicação interna da empresa a Arquivar contratou uma consultoria especializada em comunicação. A consultoria buscou-se observar o papel da comunicação interna na construção e consolidação da cultura empresarial, por meio da análise do uso de ferramentas de comunicação adotadas pela empresa. Para tanto, empreendeu-se um esforço comparativo entre o discurso do gestor da empresa acerca do que são valores e missões da Arquivar (o que se buscou por meio de uma entrevista estrutura realizada pessoalmente) e as visões dos empregados, levantadas por meio de um questionário aplicado a mostra significativa do corpo da empresa. Em uma segunda fase também conversou-se com a responsável pela comunicação interna da Arquivar, bem como foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados.Todo esse material coletado foi submetido a uma dupla análise: quantitativa e qualitativa. A quantitativa buscou levantar o dia a dia dos funcionários quanto às formas de comunicação utilizadas e relacionamento entre eles. A análise qualitativa buscou evidenciar uma percepção de como se estrutura a organização,conforme os referenciais teóricos.

  Questionário com os funcionários:
      
Conversa com responsável pela comunicação:

 
              

Entrevista com o diretor:

Ferramentas utilizadas de comunicação


Na Arquivar Ltda., antes eram utilizadas para estimular a interação entre direção e os funcionários, apenas duas ferramentas: o quadro de aviso e o e-mail. Sendo o quadro de aviso á única ferramenta para todos (setor administrativo e produção). Conforme a assessora, a ferramenta era alimentada semanalmente, seja com avisos diretos da diretoria, reflexão, datas comemorativas entre outros. As peças apresentavam uma linguagem simples, mas não seguiam uma padronização. Ou seja, não eram utilizadas sempre as mesmas fontes, cor ou diagramação. Nos quadros de avisos também eram afixados informativos com semelhança a notícias de um jornal interno, além de apresentarem fotos, mensagens, festas dos funcionários e peças informativas que se caracterizavam como cartazes motivacionais.

QUADRO DE AVISO


Nenhum comentário:

Postar um comentário