domingo, 5 de junho de 2011

Mães promovem amamentação em 'mamaço' em Belo Horizonte

'Mamaço' realizado em Belo Horizonte (Foto: Emmanuel Pinheiro/Hoje em Dia/AE)
Mães e filhos participam do 'mamaço' realizado em Belo Horizonte
 

A ideia é a conscientização para a importância da amamentação.
Cerca de 40 mães e 100 pessoas participaram, segundo organizadora.


            Um movimento diferente chamou a atenção das pessoas que estiveram no Parque Municipal Américo René Gianetti, em Belo Horizonte, neste domingo (5), para a importância da amamentação. Um “mamaço”, movimento pela conscientização da importância da amamentação, teve a participação de quase 40 mães e o apoio de mais cem pessoas. Uma das idealizadoras do protesto foi a jornalista Kalu Brum, de 31 anos, mãe do Miguel, que tem quatro anos.
           Kalu conta que teve retirada de seu perfil uma rede social uma foto onde amamentava seu filho. O site considerou o conteúdo impróprio. Com o episódio, Kalu e outras mães criaram um blog para divulgar a importância da amamentação exclusiva até, pelo menos, os seis meses de vida dos filhos, e depois a prolongação da amamentação. "O Miguel foi amamentado até os três anos e sete meses, embora não exclusivamente esse tempo todo. Ele é que decidiu quando quis parar", contou.
          “As mulheres foram convidadas para o mamaço para alertar sobre a amamentação, que é um dos redutores da mortalidade infantil, que é uma das metas do milênio”, explicou a jornalista. De acordo com ela, a média de dias de amamentação exlcusiva divulgada pelo Ministério da Saúde passou para 54 dias, mas ainda é insuficiente para garantir a saúde do bebê. “O ideal são os seis meses. Nesses seis meses, não precisa dar água, chá nada. Quando é introduzido qualquer outro alimento, muda o pH do intestino da criança e ela deixa de estar protegida como deveria”, defendeu.
           Neste domingo (5), um médico e enfermeiras obstetras deram dicas e explicaram sobre como a amamentação é importante para a saúde dos bebês e crianças. As doulas, mulheres que acompanham a gestaçao e ajudam as mães na hora do parto com apoio emocional, massagens e outras terapias, também estiveram no local. Outras cidades como Belém e Recife tiveram os movimentos de forma regional neste domingo (5). Segundo Kalu, no Rio de Janeiro, o "mamaço", que estava previsto para hoje, foi adiado para o próximo domingo (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário