terça-feira, 7 de junho de 2011

Começa teste mundial do IPv6; tire suas dúvidas sobre o novo protocolo

No Brasil, as 24 horas do teste vão das 21h do dia 7 às 21h do dia 8. Foto: Divulgação
No Brasil, as 24 horas do teste vão das 21h do dia 7 às 21h do dia 8
Começou às 21h desta terça-feira e vai até as 21h desta quarta-feira um teste do novo protocolo de internet, o IPv6. Pela primeira vez e em escala global, sites como o Terra e outros grandes players do mercado como Google e Yahoo, provedores de serviços de internet, fabricantes de dispositivos e sistemas operacionais e operadores de rede vão oferecer seus serviços utilizando tanto o IPv4 quanto o IPv6.
Mas você sabe exatamente o que isso significa, e por que o protocolo que usamos hoje em dia, o IPv4, terá que ser alterado para o IPv6? Respondemos 10 questões para que você fique por dentro dessas mudanças e entenda o que está em jogo no teste de 24 horas.
1. O que é IP?
IP é o protocolo de comunicação usado nas redes particulares de internet em residências e empresas. O Internet Protocol foi criado no fim da década de 70 com a missão de fazer dois computadores "conversarem" e interligar as redes. O IP possui um esquema de endereçamento parecido com os números de telefone.
Cada computador do mundo tem um número para acessar a internet, usado para identificar a máquina na rede, o que possibilita que um email, por exemplo, chegue até você. Quando alguma amigo manda um email, a mensagem é dividida em pequenos pacotes (chamados pacotes de IP) que possuem o endereço de IP de origem (o do seu amigo) e o de destino (o seu). É a internet que se vira para encontrar esses endereços, sem que você precise se preocupar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário